Siga-nos no facebook

Deveres dos Brigadistas

brigada de emergência

O bombeiro civil deve se dedicar à prevenção. Vejamos alguns pontos importantes.

1. Conhecer o plano de emergência contra incêndio da planta.

O bombeiro profissional civil assim como a brigada voluntária deve ter pleno conhecimento do plano de emergência. O profissional deve ter bem definido o passo-a-passo para ação no momento da emergência. Não é competência do profissional bombeiro civil implementar o plano de emergência, contudo, ele deve gerar informações que resultem num plano bem contextualizado.

2. Identificar os perigos e avaliar os riscos existentes.

Identificar perigos é um exercício fundamental para antecipar suas ações quando for acionado. Relatar os riscos é muito importante para gerar informações especificas para a confecção do plano de emergência.

3. Inspecionar cada equipamento de combate a incêndio.

Realizar com frequência uma varredura nos equipamentos de proteção contra incêndio. Se não existir, faça uma planilha com as datas das inspeções. Como medida suplementar de segurança, vá até as empresas que fazem os testes e manutenções e confira ponto a ponto as normas regulamentadoras de cada equipamento.

4. Registrar suas atividades diárias e relatar formalmente as irregularidades encontradas com propostas e medidas corretivas adequadas.

Muitos prevencionistas tem desconhecimento, mas a NBR 14023 exige o preenchimento de registros diários da atividade do bombeiro. Em casos de incêndio, estes registros podem e devem servir de base para a investigação do sinistro.

Consulte também a NBR 15119.

http://www.gcbrazil.com.br/

Website criado e produzido por TACTICALL COMUNICAÇÃO INTEGRADA
Todos os direitos reservados à City Service Segurança LTDA. - Copyright 2015